| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

CULTURA MIX
Desde: 24/05/2004      Publicadas: 9      Atualização: 17/06/2004

Capa |  Folclore  |  Geral  |  Lendas  |  Mitos


 Folclore
  27/05/2004
  0 comentário(s)


Mito ainda é confundido com o conceito de lenda
Normalmente, associa-se o conceito de mito a: mentira, ilusão, ídolo e lenda
Mito ainda é confundido com o conceito de lendaA palavra “Mito” derivada do grego mythos, que significa história ou palavra. O pensamento mítico teve início na Grécia, do séc. XXI ao VI a.c..

É uma narrativa que descreve e retrata, em linguagem simbólica, a origem dos elementos básicos e suposições de determinada cultura (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.). É portanto uma intuição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea do homem situar-se no mundo, que não necessita de provas para ser aceita. O mito é, pois, incontestável e inquestionável.

Normalmente associa-se o conceito de mito a: mentira, ilusão, ídolo e lenda. O mito não é uma mentira, pois é verdadeiro para quem vive. A narração de determinada história mítica é uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre o qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel. Devemos, também, diferenciar mito e ídolo, pois mesmo existindo uma relação entre eles, o mito é muito "maior" que o ídolo (objeto de paixão, veneração).

Mitos X Lendas
O mito é muito confundido com o conceito de lenda, porém esta não tem compromisso nenhum com a realidade, são meras histórias sobrenaturais, como a concepção linear e progressiva de tempo que é característica das chamadas religiões históricas - judaísmo, cristianismo, islamismo - , que afirmam a intervenção de Deus na história, num acontecimento único e irrepetível, e a existência de uma meta final de salvação da humanidade. Lendas são histórias geralmente passadas de geração para geração, sua originalidade pode até ser verdadeira, mas de acordo com as impressões das pessoas que as ouvem, acabam se tornando algo fantasioso e exagerado, que correm mundo afora, como a lenda do boto cor-de-rosa ou da Cumade Fulorzinha.
  Autor: Aline Menezes


  Mais notícias da seção Folclore no caderno Folclore
02/06/2004 - Folclore - Recife oferece riqueza cultural em seu folclore
Não se pode esquecer das manifestações folclóricas próprias como as festas juninas...
24/05/2004 - Folclore - Folclore surgiu da miscigenação de povos
Os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam a manifestação popular...



Capa |  Folclore  |  Geral  |  Lendas  |  Mitos
Busca em

  
9 Notícias